LILY MARQUES

Enriquecer um CV e dicas para ser uma boa profissional

Leave a Comment
Olá meninas!
Espero que estejam todas bem ;)


Muitos de nós adolescentes já terminaram o 12º ano, e alguns de nós quer ir já direto para o emprego (como eu). Encontrei um artigo que fala de "Enriquecer o currículo", que pode nos pode ajudar a ter mais hipóteses de empregabilidade. Ora leiam...


Há actividades que valorizam qualquer currículo. Claro que é preciso ter atenção ao cargo a que se candidata. Não faz sentido falar de curso de sushi se vai enviar um c.v. para um banco. Eis as actividades que vale a pena mencionar.


Desporto de equipa. Os empregados apreciam a informação: diz-lhes que sabe trabalhar  inserido num grupo e assumir responsabilidades. 

Ter experiência de liderança. Seja em que situação for, se já chefiou um grupo, diga-o. Descreva  as suas incubências e o número de pessoas que geriu.

Voluntariado. Mostra pró-actividades, disponibilidade e interesse em contribuir para o bem estar geral.

Idioma. É uma mais valia que faz toda a diferença. Se é influente numa língua estrangeira enfatize essa capacidade.



-Erros a evitar no trabalho (escritório)-


Tirar notas, ir buscar cafés e fazer fotocópias. Não foi contratada para isso? 

Seguir cegamente ordens. Não se limite a fazer o trabalho, acrescente-lhe valor, com estratégia e planeamento. É por essa capacidade que pode ser reconhecida.

Faltar a reuniões.

Ser desorganizada, tenha sempre a secretária organizada. Ponha para um lado ponha as fotografias de familia ou dos filhos, do outro, tudo que tenha a ver com o trabalho.

Inclinar a cabeça. Quando está a tentar passar uma mensagem, inclinar a cabeça pode ser intrepetado como uma indecisão.

Ser a última pessoa a falar. Quando mais tempo esperar, mais fácil alguém dizer o que tinha planeado.

Sentar-se numa reunião com os braços debaixo da mesa. Observe os homens, inclinam-se para a frente e põem os braços em cima da mesa.

Não se vista como se fosse beber um café com as amigas. Mantenha-se sempre apresentável.

Ocupar pouco espaço. Quanto mais espaço ocupar, mais confiança transparece. Quando fizer uma apresentação ande de um lado para o outro. Nas reuniões escolha um lugar que se possa movimentar.

Quando lhe derem um trabalho, resita à tentação de começar logo a fazer. Ao invés, pense sobre o projeto, planifique, identifique recursos de que vai precisar, pense nas suas melhores estratégias.


-Arranjar-se em público-

Quando foi a última vez que viu um homem a tirar um espelho da gaveta e verificar se está bem penteado? E observar o verniz das unhas no meio de uma reunião? Acha essa imagem ridícula? Pode pensar que está a ser discreta, mas sempre que se arranja em público, chama a atenção de toda a gente. As mulheres que tem cabelo comprido tem hábitos exclusivos, como observar as pontas espigadas ou enrolá-lo atrás das orelhas. São atitudes que remetem para a adolescência e não são positivas para a sua imagem.

As dicas:

Nunca penteie nem se maquilhe em público. Ao passar por um espelho ou por uma superfície refletora, resista à tentação. Se precisar mesmo de um retoque, levante-se r vá à casa de banho.

Não toque no cabelo. Pense: "Cada vez que que mexer no cabelo, reduzo a minha credibilidade em um ano".

Chorar. Se sentir que vai chorar, peça licença e "esconda-se" num local com privacidade, até se recompor. Não chore à frente de toda a equipa, vai fazer as pessoas sentirem-se desconfortáveis e a sua imagem de profissional fica fragilizada. 

0 Comentários:

Enviar um comentário

O que acharam? Partilhem a vossa opinião!